Resultado
da Educação Superior 2013 - Fonte:
MEC/Inep
Pesquisa
do MEC/Inep (2012-2013), mostram que a matrícula cresceu 3,9% nos cursos
presenciais e 3,6% nos cursos a distância. Os cursos a distância já contam com
uma participação superior a 15% na matrícula de graduação. E, o número de ingressantes se
manteve praticamente estável, com variação negativa de 0,2%. Os ingressos em
cursos presenciais tiveram uma variação positiva de 1,0%, enquanto que nos
cursos EaD houve uma redução de 5,0%. De modo que, Valle afirma “a educação a
distância é praticamente nova no Brasil, datando dos anos 40, porém, ainda é
desconhecida de muitos e rejeitada por outros. Necessário se faz a existência
de tecnologias para sua aplicabilidade. E, desmistificam que somente a educação
presencial é de qualidade. A EAD possibilita que todos, mesmo os que residem em
localidades desprovidas de cursos superiores, tenham oportunidade de concluir
seus estudos e ter uma profissionalização mais completa. Concluímos que são
duas formas idênticas, porém igualmente eficazes” (2006). Analisando as
informações e observando os gráficos podemos notar uma gradativa e lenta
aceitação e resistência neste ‘novo’ modelo de ensino, embora possamos
considerar um processo recente para a sociedade brasileira.
Por
tanto, partindo do pressuposto observamos que existem vantagens e desvantagens
tanto na modalidade de ensino presencial quanto na modalidade à distância. Neste
texto abordaremos as vantagens e desvantagens de um curso à distância.
Para
tal, vejamos primeiramente as vantagens: uso e interação com a tecnologia à
inserção ao manejo dos mais diversos aparelhos tecnológico, ambiente de fácil
uso como AVAs/MOODLES, baixo custo ou mais barato seja as mensalidades ou os
matérias impressos são acessíveis e compatíveis ao orçamento, flexibilidade de
horário possibilitam trabalhadores que tem uma vida corrida, devido seu
trabalho está se qualificando ou mesmo se aprimorando para as exigências do mercado
de trabalho de modo a organizar os dias e os horários de estudo, certificação
com a aprovação do MEC, democratização do ensino, autonomia do aluno, exige ser
compromissado, disciplinado e ativo, garanti a autoestima e absorção do
aprendizado, oportunidade de inclusão social, visto que, há alunos com
necessidade especiais, pedagogia
inovadora/construtiva, interatividade entre alunos em diversas culturas,
professores e tutores, não existe distância todos estão interligados, rompe as
barreiras geográficas devido a distância das residências e universidades, comodidade
por poder ser feito em casa ou mesmo em momentos de férias, garanti também a
segurança visto o aumento de violência tanto nas grande quanto nas pequenas
cidades, professores/pesquisadores especializados e qualificados aptos para
atender demanda, aprendizagem significativa,
dinâmica, colaborativa e contínua.
Em
contrapartida vejamos as desvantagens: dependências das TIC, comunicação
mediada por computador, perigo de isolamento, individualismo e distanciamento
social, poucos cursos oferecidos limitando a formação das pessoas, exige mais
tempo de estudo para buscar uma formação ampla, a qualificação dos cursos a
distância vista que nem todos passam credibilidade, inflexibilidade de
exigência de cumprimento das atividades, os serviços administrativos são mais
complexos que no ensino presencial, custo alto na implementação inicial de
cursos à distância, desistências de alunos quando não adapta-se a modalidade
devido à complexidade de materiais e utilizar os recursos de multimídias.
Contudo,
mesmo em frente as pesquisas comparando as vantagens e as desvantagens. Concluímos
que, ressignificação, reformulação, ajustamento e implementação deste ‘novo’ modelo
estão sendo pesquisados e avaliados para uma educação viável a todos. Enfim percebemos que é indispensável o curso
à distância, pois, veio somar e propiciar a inclusão de alunos a continuidade e
a qualificação de ensino-aprendizagem no foco de uma sociedade condigna.
REFERENCIA
BIBLIOGRAFICA
Revista
Nova Escola. Educação a Distância vale a pena?
Disponível em <http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-inicial/vale-pena-entrar-nessa-educacao-distancia-diploma-prova-emprego-rotina-aluno-teleconferencia-chat-510862.shtml>. Acesso em 01 out. 2013.
PUERTA,
A.A.; AMARAL, R.M. Comparação da Educação Presencial com a Educação a Distância
Através de Uma Pesquisa Aplicada. Disponível em <http://www.sbu.unicamp.br/snbu2008/anais/site/pdfs/2866.pdf>. Acesso em 01 out. 2013.
Censo da Educação
Superior. 2013. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Disponível
em
<http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/apresentacao/2014/coletiva_censo_superior_2013.pdf>
acesso em 15 out. 2014.
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