segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Fórum Temático 2: EaD - História e Legislação


[...] E o que foi feito é preciso
conhecer para melhor prosseguir
Falo assim sem tristeza,
falo por acreditar
Que é cobrando o que fomos
que nós iremos crescer. (Trecho de "O que foi feito de vera" de Milton Nascimento/Fernando Brant)
Com base neste trecho podemos concordar que é importante rever acertos e erros de modo, a ressignificar e assim, destimificar conceito e idéias, que é imposto como verdades únicas e absolutas. Enfim, a EaD deve ser visto como meio de estudo em contínua modificação.
Também embasada a entrevista da professora Fátima Guerra, História da EaD, podemos denotar a evolução da Educação a Distância, através dos meios de comunicação e também, a quebra do preconceito desse 'novo' meio de aprender. Em conformidade com a fala da Fátima Guerra, "Hoje o limite é a nossa imaginação que a tecnologia nós temos e muita." Enfim, depende somente de nós em prosseguirmos com a História da EaD e acada dia aperfeiçoarmos este meio que nos é disponibilizado.
Abaixo compartilho vídeo:

Referências: https://www.youtube.com/watch?v=RWdSbOab8iI
 Trecho do texto "O que foi feito de vera" de Milton Nascimento/Fernando Brant), disponibilizado pela profª Vera Lúcia Dos Santos Lima [TD], 19 outubro 2014.
Vídeos disponibilizado na plataforma:
* Parte1 e parte2 - Entrevista Fatima Guerra - História da EaD
* História da EaD
 Vídeo: Orgulho e Preconceito - Educação a distância, extraído do youtube, 22/10/2014.
por Claifani Ferreira Da Silva Vargas De Figueiredo [APros214] - quarta, 22 outubro 2014, 14:55
Preconceito:Como combatê-lo?

Preconceito:Como combatê-lo?
Segundo Wikipédia o preconceito é um "juízo" preconcebido. Para tal, é importante desmistificar de modo, passar a conhecer o desconhecido. Penso que, só assim podemos combater o preconceito.
por Claifani Ferreira Da Silva Vargas De Figueiredo [APros214] - quinta, 23 outubro 2014, 23:35

No início, quando alguém nos falava que estudava ou iria estudar a distância, de imediato nos vinha a mente que ou aquela pessoa não seria um bom profissional, ou nos sentíamos injustiçados por concorrer a mesma vaga no mercado que ela. Até que percebemos que, com o passar do tempo, este método de ensino nos seria necessário. Pois o tempo é curto e a  necessidade de atualização é latente, então experimentamos a EAD e descobrimos que não é fácil, como achávamos e não é deficiente também. Talvez, essa nossa ideia pre concebida sobre a educação a distancia tenha atrasado um pouco a evolução do método.
por Alessandra Barreto Alves [APros214] - segunda, 27 outubro 2014, 22:48

Boa tarde! 
Entendo isto pois, passei na 'pele' ... Sou umas das primeiras turmas do CEDERJ e era totalmente desconhecido pra mim e para os demais. Porém, hoje sou grata! Pois, foi me dado a oportunidade de estudar e ter uma formação. E concordo que, a EVOLUÇÃO DO MÉTODO, pode estar em atraso devido esta ideia pre concebida. conforme citei no trabalho - Bielschowsky (2008): “Não há outro caminho que não seja investir na qualidade, porque [a EAD] não tem retorno”. 
por Claifani Ferreira Da Silva Vargas De Figueiredo [APros214] - terça, 28 outubro 2014, 14:48


"O neologismo "internetês"é uma linguagem simplificada e informal que surgiu no ambiente da Internet, para tornar a comunicação mais rápida em salas de bate papo." definição disponibilizada por Denise Ribeiro Dos Santos [APcbl214] -  17 outubro 2014. Para tal, devemos ter muito cuidado neste uso de escrita para não usá-la em momento formal.
Sugestão de vídeo  sobre o assunto  abordado:

 http://cameraweb.ccuec.unicamp.br/watch_video.php?v=YKGSRORRDWSO
por Claifani Ferreira Da Silva Vargas De Figueiredo [APros214] - quinta, 23 outubro 2014, 21:14

Boa noite!
Karen Lopes De Freitas Andrade Da Silva Oliveira [APros214] gostei do vídeo simples mas, de observância muito significativa. 
Como aluna Graduada pelo CEDERJ faço enfase a observação descrita. E digo que, a formação a distância também nos ensina a sermos mais disciplinados e ter autonomia, e geradores de nossos próprios conhecimentos, ou seja, não nos limitamos apenas ao que nos é oferecido somos pesquisadores.
Att
Claifani Figueiredo
Deixo o link para um vídeo muito simples, que fala sobre o perfil do aluno de EAD para pensarmos:


https://www.youtube.com/watch?v=mItFjZBM-rU


por Claifani Ferreira Da Silva Vargas De Figueiredo [APros214] - quarta, 29 outubro 2014, 00:34

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!