Pode-se
dizer que as teorias de aprendizagem são observadas no Brasil e no mundo, de
modo a cultivar, tanto na educação presencial quanto na Educação a Distância
(EaD), critérios que autentica
a aprendizagem sob aspecto da aquisição, da retenção e da transferência. Para tal, através
da abordagem comportamental contribuições de estudos de Ivan Pavlov
(1849-1936), B.F.Skinner (1904-1990) e Albert Bandura (1925),
no qual se exemplifica se
há aprendizagens que podem ser explicadas e se outra que não pode, e também é
viável notarmos as contribuições dos estudos de Gestalt, Jean Piaget, Jerome
Bruner, Lev Vygotsky e Howard Gardner que são tangíveis nas abordagens de
aprendizagem úteis na prática do professor/tutor.
Assim, embasada
ao artigo de Marcelo vemos que, de acordo com Costa Lins, Ribeiro e Neves
(2004), as teorias comportamentais “... são teorias calcadas nas
características de indivíduos ou de espécies de indivíduos, e que dão
pouquíssima ou nenhuma atenção às condições sócioculturais de vida desses mesmos
indivíduos. O núcleo comum dessas teorias é a ênfase dada aos comportamentos
modificados, se bem que as suas formas de obtenção sejam peculiares a cada um”. Desta forma ressaltamos as citações que
seguem:
·
Pavlov
fundamenta sua teoria por meio do estímulo condicionado, a aquisição se dá pelo
condicionamento respondente; a retenção é fraca e a transferência é tida como
ponto negativo em sua teoria, não há aprendizagem significativa, conhecida como
condicionamento clássico.
·
Skinner
fundamenta sua teoria por meio do condicionado operante, a aquisição é fácil e
rápida; a retenção não é forte e a transferência é pouco presente. O reforço é
uma característica fundamental.
·
Bandura
fundamenta sua teoria por meio do condicionado social, a aquisição se faz de
modo indireto; a retenção não é muito grande e a transferência será reduzida,
conhecida como aprendizagem vicariante.
Deste modo, com
base nas informações supra acima citadas observamos que, as teorias comportamentais,
há aprendizagem por meio do condicionamento, abordagem fundamental nestas
teorias.
Ainda segundo,
Costa Lins, Ribeiro e Neves (2004), as teorias cognitivas “... se caracterizam
por apresentar a aprendizagem como resultante de um processo de construção”.
§ Gestalt fundamenta sua teoria na
percepção, a aquisição, ou seja, a aprendizagem ocorre por meio de relações
estruturadas; a retenção, como a aprendizagem é conservada, se dá pela
observação da permanência e na sua reutilização, e a transferência possibilita
uma comunicação entre diversas estruturas anteriores e as novas situações.
§
Piaget
fundamenta sua teoria por meio da interação do sujeito (homem) com o objeto
(meio-físico-social), a aquisição está relacionada com processo de
equilibração; a retenção considera o inconsciente cognitivo e a transferência
considera as suas aprendizagens anteriores, a partir de novas situações.
§ Bruner fundamenta sua teoria por meio da
intuição, a aquisição está relacionada com a percepção; a retenção, com a
disponibilidade do conteúdo intuído a uma categoria para sua utilização e a
transferência a partir de novas intuições.
§ Vygotsky, apresenta uma teoria
psicológica sóciocultural do desenvolvimento, a aquisição acontece por meio da
mediação simbólica; a retenção confere a cada conteúdo um significado e a
transferência é uma constante.
Entretanto, Resende (2005, apud Neto,
2000) essas teorias apresentam pontos de contato e algumas diferenças, segundo
Lobo Neto: “... têm como ponto de concordância, entre outros, o fato de ambas
sustentarem que o desenvolvimento e a aprendizagem resultam da ação simultânea
e necessária dos fatores individuais e dos fatores sociais. Têm como ponto de
diferença, entre outros, (...) enquanto Piaget privilegia os fatores internos,
individuais e genéticos, Vygotsky privilegia os fatores externos, sociais e
adquiridos”.
Contudo, embasada nos estudos, tanto nas
teorias de comportamentais quanto nas teorias cognitivas, notamos que são imprescindíveis
para a construção do modelo pedagógico, e voltado para a EaD não é diferente,
estas são relevantes para definir como elementos que conceitue e norteia a
aprendizagem. Enfim, dentre tantas teorias concluímos que, a que mais se
aproxima da visão EaD (se assim podemos considerar) é a teoria construtivista
que não apresenta metodologia ou sugestões de técnicas de como ensinar, sua
preocupação científica é com a aprendizagem, como o indivíduo aprende. Os
métodos de ensino perdem importância, passando a ser considerados passos do
ensino e não podem ser confundidos com os processos de aprendizagem (ROSA,
1994). Ainda, corroborada a Demo
“não pode ser copiado o construtivismo, pois, o Construtivismo copiado não é
Construtivo, tem que ser restaurado, reformado, refeito.” Assim como Vygotsky
na sua concepção interativismo que é muito usada no mundo virtual, e através do
conceito zona de desenvolvimento proximal, que tem contribuído e muito para o
método a distância, pois vemos o aluno sujeito (student center) responsável
pela construção e reconstrução da aprendizagem.
REFERENCIA
BIBLIOGRAFICA
RESENDE,
R. L. S. M. Fundamentos Teórico Pedagógicos para EaD. Disponível em
<http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/055tcb5.pdf>. Acesso em 01 out. 2013.
Marcelo, R. Aprendizagem em EAD. Disponível em <http://www.brasilescola.com/educacao/aprendizagem-ead.htm>
acesso em 09 nov. 2014.
Zaniboni, M. Teorias da
Aprendizagem. Disponível em <http://eadnaoformal.blogspot.com.br/2009/03/teorias-da-aprendizagem.html>
acesso em 09 nov. 2014.
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