quinta-feira, 27 de novembro de 2014

TEORIAS DE APRENDIZAGEM E SUA APLICAÇÃO NA EAD


Pode-se dizer que as teorias de aprendizagem são observadas no Brasil e no mundo, de modo a cultivar, tanto na educação presencial quanto na Educação a Distância (EaD), critérios que autentica a aprendizagem sob aspecto da aquisição, da retenção e da transferência.  Para tal, através da abordagem comportamental contribuições de estudos de Ivan Pavlov (1849-1936), B.F.Skinner (1904-1990) e Albert Bandura (1925), no qual se exemplifica se há aprendizagens que podem ser explicadas e se outra que não pode, e também é viável notarmos as contribuições dos estudos de Gestalt, Jean Piaget, Jerome Bruner, Lev Vygotsky e Howard Gardner que são tangíveis nas abordagens de aprendizagem úteis na prática do professor/tutor. 
Assim, embasada ao artigo de Marcelo vemos que, de acordo com Costa Lins, Ribeiro e Neves (2004), as teorias comportamentais “... são teorias calcadas nas características de indivíduos ou de espécies de indivíduos, e que dão pouquíssima ou nenhuma atenção às condições sócioculturais de vida desses mesmos indivíduos. O núcleo comum dessas teorias é a ênfase dada aos comportamentos modificados, se bem que as suas formas de obtenção sejam peculiares a cada um”.  Desta forma ressaltamos as citações que seguem:
·         Pavlov fundamenta sua teoria por meio do estímulo condicionado, a aquisição se dá pelo condicionamento respondente; a retenção é fraca e a transferência é tida como ponto negativo em sua teoria, não há aprendizagem significativa, conhecida como condicionamento clássico.
·         Skinner fundamenta sua teoria por meio do condicionado operante, a aquisição é fácil e rápida; a retenção não é forte e a transferência é pouco presente. O reforço é uma característica fundamental.
·         Bandura fundamenta sua teoria por meio do condicionado social, a aquisição se faz de modo indireto; a retenção não é muito grande e a transferência será reduzida, conhecida como aprendizagem vicariante.
Deste modo, com base nas informações supra acima citadas observamos que, as teorias comportamentais, há aprendizagem por meio do condicionamento, abordagem fundamental nestas teorias.  
Ainda segundo, Costa Lins, Ribeiro e Neves (2004), as teorias cognitivas “... se caracterizam por apresentar a aprendizagem como resultante de um processo de construção”. 
§  Gestalt fundamenta sua teoria na percepção, a aquisição, ou seja, a aprendizagem ocorre por meio de relações estruturadas; a retenção, como a aprendizagem é conservada, se dá pela observação da permanência e na sua reutilização, e a transferência possibilita uma comunicação entre diversas estruturas anteriores e as novas situações. 
§  Piaget fundamenta sua teoria por meio da interação do sujeito (homem) com o objeto (meio-físico-social), a aquisição está relacionada com processo de equilibração; a retenção considera o inconsciente cognitivo e a transferência considera as suas aprendizagens anteriores, a partir de novas situações.
§  Bruner fundamenta sua teoria por meio da intuição, a aquisição está relacionada com a percepção; a retenção, com a disponibilidade do conteúdo intuído a uma categoria para sua utilização e a transferência a partir de novas intuições. 
§  Vygotsky, apresenta uma teoria psicológica sóciocultural do desenvolvimento, a aquisição acontece por meio da mediação simbólica; a retenção confere a cada conteúdo um significado e a transferência é uma constante. 
Entretanto, Resende (2005, apud Neto, 2000) essas teorias apresentam pontos de contato e algumas diferenças, segundo Lobo Neto: “... têm como ponto de concordância, entre outros, o fato de ambas sustentarem que o desenvolvimento e a aprendizagem resultam da ação simultânea e necessária dos fatores individuais e dos fatores sociais. Têm como ponto de diferença, entre outros, (...) enquanto Piaget privilegia os fatores internos, individuais e genéticos, Vygotsky privilegia os fatores externos, sociais e adquiridos”.
Contudo, embasada nos estudos, tanto nas teorias de comportamentais quanto nas teorias cognitivas, notamos que são imprescindíveis para a construção do modelo pedagógico, e voltado para a EaD não é diferente, estas são relevantes para definir como elementos que conceitue e norteia a aprendizagem. Enfim, dentre tantas teorias concluímos que, a que mais se aproxima da visão EaD (se assim podemos considerar) é a teoria construtivista que não apresenta metodologia ou sugestões de técnicas de como ensinar, sua preocupação científica é com a aprendizagem, como o indivíduo aprende. Os métodos de ensino perdem importância, passando a ser considerados passos do ensino e não podem ser confundidos com os processos de aprendizagem (ROSA, 1994). Ainda, corroborada a Demo “não pode ser copiado o construtivismo, pois, o Construtivismo copiado não é Construtivo, tem que ser restaurado, reformado, refeito.” Assim como Vygotsky na sua concepção interativismo que é muito usada no mundo virtual, e através do conceito zona de desenvolvimento proximal, que tem contribuído e muito para o método a distância, pois vemos o aluno sujeito (student center) responsável pela construção e reconstrução da aprendizagem.


REFERENCIA BIBLIOGRAFICA

RESENDE, R. L. S. M. Fundamentos Teórico Pedagógicos para EaD. Disponível em <http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/055tcb5.pdf>. Acesso em 01 out. 2013.
Marcelo, R. Aprendizagem em EAD. Disponível em <http://www.brasilescola.com/educacao/aprendizagem-ead.htm> acesso em 09 nov. 2014.

Zaniboni, M. Teorias da Aprendizagem. Disponível em <http://eadnaoformal.blogspot.com.br/2009/03/teorias-da-aprendizagem.html> acesso em 09 nov. 2014.

DEMO. P. Aprender Bem.<https://www.youtube.com/watch?v=NoF0xbCPcJ4.> Enviado em 13/12/2012



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