segunda-feira, 17 de novembro de 2014

O QUE É SER ALUNO DE UM CURSO A DISTÂNCIA?

O QUE É SER ALUNO DE UM CURSO A DISTÂNCIA?
QUAIS SÃO SUAS EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO AO PIGEAD?

Neste momento iremos falar um pouco sobre o que é ser um aluno de um curso a distância e atitudes necessárias nesta modalidade para que se alcance o sucesso.
1.    O QUE É SER ALUNO DE UM CURSO A DISTÂNCIA?
Um curso à distância não é para qualquer um. O aluno precisa ter características específicas: não pode ser uma pessoa que precise da atenção ativa do professor e deve ter disciplina”. Litto,2013.
Observando a citação supra cima citado vemos que, Litto afirma o curso à distância não é pra qualquer um. Isto ocorre devido ao perfil obsoleto dos moldes tradicionais de aprendizagem. Podemos verificar na fala de Vianney que diferencia o comportamento do aluno de Educação presencial, é de ser ouvinte, enquanto que, o aluno de Educação à distância tem que ler e pesquisar muitos materiais, atribuindo característica de autonomia e perseverança, de modo, a chegar ao fim desejado. E também lhe é observado o comportamento de compromisso e responsabilidade que é adquirida pelo aluno.  E, segundo Silva(2004) na Educação a Distância o sucesso do aluno depende em grande parte de motivação e de suas condições de estudo. O desenvolvimento de pesquisas sobre metodologias de ensino para educação à distância perpassa na maior autonomia do aluno. E também diz que, o aluno deve vencer o desafio de estudar sozinho, obtendo autonomia do seu ato de aprender e para isso precisa desenvolver a habilidade de ter uma aprendizagem autônoma.
Outrossim, Silva (2004, apud Carvalho, 1994) cita vantagens da aprendizagem autônoma: permite ao aluno aprender melhor e buscar maior aprofundamento nos assuntos de seu interesse, uma vez que o professor, diante das exigências curriculares institucionais e o tempo disponível, desenvolve conteúdo considerado essencial, não lhe permitindo condições de atender as opções dos alunos; contribuir para enriquecer os conhecimentos dos alunos. Podemos perceber por exemplo, quando o professor respeita as diversas opiniões dos alunos sobre um mesmo assunto; o aluno aprende a se libertar da dependência do professor e passam a descobrir formas alternativas de construir o conhecimento. Sendo assim, para tal, Silva corroborou com os seguintes componentes:
·                         O “saber” envolve conhecimentos necessários à execução de uma prática. Entretanto, para poder ser capaz de executá-la, é preciso “saber fazer”. Portanto, fica claro que, ao conhecimento, alia-se a habilidade do indivíduo.
·                         O aluno deve ser conscientizado de que se trata de um processo de construção e reconstrução, pois as modificações deverão ser efetuadas a partir da sua prática que sempre está a exigir o saber fazer.
·                         O aluno estar convencido da utilidade e vantagens dos procedimentos de aprendizagem autônoma e querer aplicá-los. O Professor ou Tutor no EaD é gestor do processo didático sendo o grande responsável pela disposição do aluno querer desenvolver sua aprendizagem autônoma.
Sobretudo vemos que, para ser um aluno de um curso a distância deve ter atitudes como querer ler, pesquisar materiais, ser perseverante, ser responsável, ser colaborativo, ter compromisso, estar motivado, ter condições de materiais para estudo, saber utilizar as ferramentas tecnológicas, organizar tempo de estudos, interagir com os tutores e colegas, ter facilidade com os ambientes virtuais e internet com qualidade. Sendo assim, o aluno de curso à distância é ser autêntico e autônomo na construção de sua constante aprendizagem.

2.    QUAIS SÃO SUAS EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO AO PIGEAD?

Em suma vemos que, para ser um profissional da educação, hoje, precisamos cada vez mais está apto nesta vigente mudança das modalidades. Vemos como é relevante a qualificação de professores para esta proposta que é a ‘Educação do futuro’. Por tanto, com esta perspectiva o objetivo é a inserção e continuidade da qualificação como educador à presente mudança dos moldes escolares. E a expectativa em relação ao curso é que possa garantir esta inclusão e preparação, além de estar hábil para a crescente mudança que ocorre na sociedade. Figueiredo, 2014.

CONCLUSÃO

Com base no texto desenvolvido, concluo que PIGEAD é de suma importância na formação do indivíduo como aluno, professor, ser e cidadão, pois, nos permite construir e reconstruir o nosso conhecimento dentro dos moldes de uma aprendizagem inclusiva, autônoma, criteriosa, criativa e continua. Enfim, PIGEAD pode ser considerada a Educação do Futuro.

REFERENCIA BIBLIOGRAFICA

SILVA, A. C. R. Educação a Distância e o seu Grande Desafio: o aluno como sujeito de sua própria aprendizagem. Disponível em <http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/012-tc-a2.htm>. Acesso em 01 out. 2013.

LITTO, M. F. Conheça o perfil de aluno que busca a modalidade de educação à distância. Disponibilizado dia 04/06/2013 <http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2013/06/conheca-o-perfil-de-aluno-que-busca-a-modalidade-de-educacao-a-distancia-4158455.html>acessado 01/11/2014

O Perfil do aluno EAD<http://www.youtube.com/watch?v=hwFhum6Dvwc>acessado em 01/11/2014.
FIGUEIREDO, S.C. 2014. Planejamento, Implementação e Gestão Educação a Distância (PIGEAD).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!