O QUE É SER ALUNO DE UM CURSO A
DISTÂNCIA?
QUAIS SÃO SUAS EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO AO PIGEAD?
Neste
momento iremos falar um pouco sobre o que é ser um aluno de um curso a
distância e atitudes necessárias nesta modalidade para que se alcance o
sucesso.
1. O QUE É SER ALUNO DE UM CURSO A DISTÂNCIA?
“Um
curso à distância não é para qualquer um. O aluno precisa ter características
específicas: não pode ser uma pessoa que precise da atenção ativa do professor
e deve ter disciplina”. Litto,2013.
Observando a citação supra cima
citado vemos que, Litto afirma o curso à distância não é pra qualquer um. Isto
ocorre devido ao perfil obsoleto dos moldes tradicionais de aprendizagem.
Podemos verificar na fala de Vianney que diferencia o comportamento do aluno de
Educação presencial, é de ser ouvinte, enquanto que, o aluno de Educação à
distância tem que ler e pesquisar muitos materiais, atribuindo característica
de autonomia e perseverança, de modo, a chegar ao fim desejado. E também lhe é
observado o comportamento de compromisso e responsabilidade que é adquirida
pelo aluno. E, segundo Silva(2004) na Educação a Distância o sucesso do
aluno depende em grande parte de motivação e de suas condições de estudo. O
desenvolvimento de pesquisas sobre metodologias de ensino para educação à
distância perpassa na maior autonomia do aluno. E também diz que, o aluno deve
vencer o desafio de estudar sozinho, obtendo autonomia do seu ato de aprender e
para isso precisa desenvolver a habilidade de ter uma aprendizagem autônoma.
Outrossim,
Silva (2004, apud Carvalho, 1994) cita vantagens da aprendizagem autônoma: permite
ao aluno aprender melhor e buscar maior aprofundamento nos assuntos de seu
interesse, uma vez que o professor, diante das exigências curriculares institucionais
e o tempo disponível, desenvolve conteúdo considerado essencial, não lhe
permitindo condições de atender as opções dos alunos; contribuir para
enriquecer os conhecimentos dos alunos. Podemos perceber por exemplo, quando o
professor respeita as diversas opiniões dos alunos sobre um mesmo assunto; o
aluno aprende a se libertar da dependência do professor e passam a descobrir
formas alternativas de construir o conhecimento. Sendo assim, para tal, Silva
corroborou com os seguintes componentes:
·
O
“saber” envolve conhecimentos necessários à execução de uma prática. Entretanto,
para poder ser capaz de executá-la, é preciso “saber fazer”. Portanto, fica claro
que, ao conhecimento, alia-se a habilidade do indivíduo.
·
O
aluno deve ser conscientizado de que se trata de um processo de construção e
reconstrução, pois as modificações deverão ser efetuadas a partir da sua prática
que sempre está a exigir o saber fazer.
·
O
aluno estar convencido da utilidade e vantagens dos procedimentos de
aprendizagem autônoma e querer aplicá-los. O Professor ou Tutor no EaD é gestor
do processo didático sendo o grande responsável pela disposição do aluno querer
desenvolver sua aprendizagem autônoma.
Sobretudo
vemos que, para ser um aluno de um curso a
distância deve ter atitudes como querer ler, pesquisar materiais, ser
perseverante, ser responsável, ser colaborativo, ter compromisso, estar
motivado, ter condições de materiais para estudo, saber utilizar as ferramentas
tecnológicas, organizar tempo de estudos, interagir com os tutores e colegas,
ter facilidade com os ambientes virtuais e internet com qualidade. Sendo assim,
o aluno de curso à distância é ser autêntico e autônomo na construção de sua
constante aprendizagem.
2. QUAIS SÃO SUAS EXPECTATIVAS EM
RELAÇÃO AO PIGEAD?
Em
suma vemos que, para ser um profissional da educação, hoje, precisamos cada vez
mais está apto nesta vigente mudança das modalidades. Vemos como é relevante a
qualificação de professores para esta proposta que é a ‘Educação do futuro’.
Por tanto, com esta perspectiva o objetivo é a inserção e continuidade da
qualificação como educador à presente mudança dos moldes escolares. E a
expectativa em relação ao curso é que possa garantir esta inclusão e
preparação, além de estar hábil para a crescente mudança que ocorre na
sociedade. Figueiredo, 2014.
CONCLUSÃO
Com base no texto
desenvolvido, concluo que PIGEAD é de suma importância na formação do indivíduo
como aluno, professor, ser e cidadão, pois, nos permite construir e reconstruir
o nosso conhecimento dentro dos moldes de uma aprendizagem inclusiva, autônoma,
criteriosa, criativa e continua. Enfim, PIGEAD pode ser considerada a Educação
do Futuro.
REFERENCIA BIBLIOGRAFICA
SILVA, A. C. R. Educação
a Distância e o seu Grande Desafio: o aluno como sujeito de sua própria
aprendizagem. Disponível em <http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/012-tc-a2.htm>. Acesso em 01 out. 2013.
LITTO, M. F. Conheça o perfil de
aluno que busca a modalidade de educação à distância.
Disponibilizado dia
04/06/2013 <http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2013/06/conheca-o-perfil-de-aluno-que-busca-a-modalidade-de-educacao-a-distancia-4158455.html>acessado
01/11/2014
FIGUEIREDO, S.C. 2014. Planejamento, Implementação
e Gestão Educação a Distância (PIGEAD).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita!