segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Fórum Temático 04 - Grupo 69 - bases epistemológicas.


por Antonio Carlos Lavouras Dos Reis [APros214] - quarta, 5 novembro 2014, 22:19

Cristiana Avelar Do Carmo De Almeida [TD] e G69,
Certamente o primeiro texto, (Oreste Preti) nos levam as origem, citando Platão: opõe crença ou opinião ao conhecimento, e o empirismo, vemos a preocupação de Paulo Freire com a educação de adultos, Jean Piaget sobre pedagogia, teoria/filosofia do conhecimento. 
Pedro Demo (1998,p55) papel do professor "maiêutico" e cita =Sócrates:[...] "Parteira e mãe vivenciam juntas, mas de maneiras diferentes, o ato do parto", correlação entre "professor x aluno"// "aluno x professor" // "professor x tutor"
Trata profundamente o papel do "tutor", não superficialmente como atuante (professor), mas como um individuo preparado e que se prepara para esse novo desafio. Tem que estar além do simples conhecimento de passar informação, precisa saber e estar disposto a se doar, participar, interagir, atualizar-se e saber. 
Como afirma D. Keegan (1983):         “Essas “teorias’ na EaD encontram-se em construção. Elas têm servido de apoio às propostas de cursos a distância, permitindo que se trabalhe relativamente bem as dimensões psicopedagógicas e cognitiva da aprendizagem, mas são frágeis.”
por Claifani Ferreira Da Silva Vargas De Figueiredo [APros214] - quinta, 6 novembro 2014, 16:10

Pedro Demo (1998,p55) papel do professor "maiêutico" e cita =Sócrates:[...] "Parteira e mãe vivenciam juntas, mas de maneiras diferentes, o ato do parto",correlação entre "professor x aluno"// "aluno x professor" // "professor x tutor"
Com base nesta afirmação e fazendo paralelo (reflexivo) ao dito
(O Porco e a Galinha – Comprometido ou Envolvido)


Qual tem sido o nosso papel aluno, professor, tutor,...? 
Referências:
PRETI, Orestes. Bases Epistemológicas e Teorias em Construção na Educação a Distância. Disponível em <http://www.uab.ufmt.br/uab/images/artigos_site_uab/bases_epistemologicas.pdf>. Acesso em 01 out. 2013.
http://www.fabiocruz.com.br/o-porco-e-a-galinha-compremetido-ou-envolvido/
por Antonio Carlos Lavouras Dos Reis [APros214] - sexta, 7 novembro 2014, 00:29

CLAI, CRIS, G_69
Sócrates, Platão ( Aristocles como acham ser o verdadeiro nome ) e Aristoletes agradecem sua colocação: Qual tem sido o nosso papel aluno, professor, tutor,...?    
Assim, a resposta está no forum "Nosso Café"


Re: Fórum Temático 04 - Grupo 69
por Cristiana Avelar Do Carmo De Almeida [TD] - sexta, 7 novembro 2014, 19:47

Olá Claifani e todos.
Ótima proposta!!! Correlação acredito ser a palavra chave na EAD e suas práticas. Demo é cirúrgico quando aplica em sua reflexão tais convivências. O que de maneira simples, com um exemplo perfeito demonstram certas conclusões que tivemos em aulas passadas e que de certa maneira comprovam o quão a maiêutica faz parte do processo educacional atual, mais especificamente desta modalidade. Acrescento ainda que não só o professor deve enxergar desta maneira, ou seja, propor continuamente novas ideias e formas de se chegar ao conhecimento, todos necessitam ser reflexivos no que tange ao comprometimento ou envolvimento de  toda e qualquer atividade. Aproveito e peço licença, cara Claifani, para reapresentar seu questionamento ao grupo, como novas sugestões de debates:
Qual tem sido o nosso papel aluno, professor, tutor,...? Comprometidos ou envolvidos? Façam uma relação entre cada um destes personagens aplicando de acordo com cada comentário algumas das teorias apresentadas em nosso texto. Ou mesmo algo similar aos termos sugeridos nesta aula.
INTERAJAM!!!!


por Antonio Carlos Lavouras Dos Reis [APros214] - sexta, 7 novembro 2014, 00:08

CLAI, CRIS, G_69
Bom dia, praticamente,
Estou embasbacado com http://www.fabiocruz.com.br/o-porco-e-a-galinha-compremetido-ou-envolvido/, ia responder no forum temático, mas certamente Sócrates, Platão(Aristocles?) e Aristoteles não gostariam, isso sem contar certamente com nossa CRIS. Visitem o site e desfrutem de momentos de êxtase do simples. Como se pode passar tanta sabedoria, "conhecimento" e experiencia em EDUCAÇÃO em EaD, sem mencionar um só termo ou deixar vestígios disso, falar de Professor, Aluno, Educador e Tutor, Instituições de ensino e ... comprometimento com o fazer e ... deixo algumas observações:
“Vocês serão os responsáveis por preparar um café da manhã diferente para mim a cada dia pelas próximas duas semanas. Se vocês falharem, no caso de não variarem o cardápio, eu mesmo preparei o meu café da manhã que sem opção será ovos com bacon.”(grifo meu)
[...] “Esta pequena fábula é sempre ótima para nos lembrar a diferença entre estar envolvido e estar comprometido. Envolver-se é participar de uma ação, causa ou situação parcialmente, estar em parte ou não atuar de forma concreta na situação, estar apenas superficialmente participando de alguma ação. Já comprometer-se é assumir uma alta responsabilidade, se sujeitar, se empenhar, dar a sua palavra e doar-se pela causa ou projeto.”
[...] “Para fechar esta mensagem final, eu deixo aqui a seguinte reflexão:”
“Se envolver com honestidade e transparência é seu dever sempre, mas se comprometer é uma opção sua de acordo com cada situação.”

Hum...231 passei? ou aqui pode ? bem 
Boa Reflexão


por Cristiana Avelar Do Carmo De Almeida [TD] - sexta, 7 novembro 2014, 19:34

Olá Antônio, boa tarde.
Ledo engano.Muito pelo contrário, neste caso específico adorei, sem contar o fato que têm tudo a ver com nossa discussão por lá.
Claifani já o fez. Postou, comentou e sugeriu um debate a respeito. Aliás seus comentários, também são muito valiosos neste sentido. 
Envolver-se é participar de uma ação, causa ou situação parcialmente, estar em parte ou não atuar de forma concreta na situação, estar apenas superficialmente participando de alguma ação. Já comprometer-se é assumir uma alta responsabilidade, se sujeitar, se empenhar, dar a sua palavra e doar-se pela causa ou projeto.”
[...] “Para fechar esta mensagem final, eu deixo aqui a seguinte reflexão:”
“Se envolver com honestidade e transparência é seu dever sempre, mas se comprometer é uma opção sua de acordo com cada situação.”
(por Antônio Carlos Lavouras)
Quem sabe realizar uma comparação do trecho acima com algumas de nossas teorias, ou com os termos apresentados? Fica a sugestão....
231, por aqui tá liberado. Ah! A figura também já foi postada pela Claifani.
Abços!!!!!
Cris!!!!!
por Claifani Ferreira Da Silva Vargas De Figueiredo [APros214] - sábado, 8 novembro 2014, 07:49

Cris, Antonio e todos...
O que falar sobre sábias palavras? 
Aqui só reitero ...( Envolver-se x comprometer-se)
“Se envolver com honestidade e transparência é seu dever sempre, mas se comprometer é uma opção sua de acordo com cada situação.” (por Antônio Carlos Lavouras)
Acredito que todos os teórico e assim como nós estamos nos comprometendo, afinal, senão fosse assim, não daríamos o 'sangue'  para estudarmos num método a distância...  Se assim fazemos é porque acreditamos ou não?
231, por aqui tá liberado.
Abraços!
Claifani Figueiredo 
por Cristiana Avelar Do Carmo De Almeida [TD] - sábado, 8 novembro 2014, 23:51

Olá Claifani.
Definitivamente acreditamos e muito.....
Abços!!!!!
Cris!!!!!

Re: Nosso Café - Grupo 69
por Claifani Ferreira Da Silva Vargas De Figueiredo [APros214] - domingo, 9 novembro 2014, 09:19

Bom dia!!!
É isso aí! sorriso
Ótimo cafezinho para todos...

Claifani Figueiredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!